De Pictura: uma janela aberta para o mundo

(Homenagem a Alberti)

2019

63×63 cm

Moldura em madeira

A obra faz referência ao tratado De Pictura, escrito em 1435 por Leon Battista Alberti. No tratado, Alberti chega a comparar o quadro a “uma janela aberta para o mundo”.

Friedrich

2019

Acrílico sobre fotografia

Fotografia: Eugenio De Conti

Texto: Lucila Vilela

Era setembro de 2019, quando a artista/curadora Luciana Knabben me convidou para participar de uma exposição cujo tema era pintura e paisagem. Um tema clássico e caro à História da Arte. Aceitei, mas com uma condição, não tinha nada para expor (ainda). Precisava pensar.  Então pedi a Luciana para conhecer o espaço e ver se assim surgia alguma ideia. E no caminho fomos conversando sobre o artista alemão Caspar David Friedrich, referência inevitável e direta quando se fala em paisagem e pintura. Luciana me contou de um quadro de nuvens, pintado por Friedrich, que ela viu em uma exposição em Viena. E que se pudesse teria essa obra em sua exposição. Não seja por isso, disse a ela, poderíamos resolver essa questão com uma cópia desse quadro, feita por mim. Então ela teria um Friedrich, um Fake Friedrich, na exposição. Mas nada é tão simples assim. Copiar um Friedrich tornou-se mais que um desafio, tornou-se um problema aparentemente insolúvel. Qual técnica utilizar? Quais eram as cores originais? Acrílico não dá a textura, óleo não seca a tempo. Essas questões todas estavam povoando minha cabeça quando recebi uma foto de um amigo, Josimar Ferreira, enviada por whatsapp. Friedrich! Exclamei. O caminhante sobre o mar de névoa era agora o caminhante sobre o mar da praia Mole. A pintura se encontrava na fotografia. A apropriação dessa foto resolveria meu problema. Mas o lampejo de alegria logo cessou quando percebi que me enfrentava com outro problema: a resolução da foto. A foto, tirada por seu amigo e vizinho Eugenio De Conti, não tinha resolução suficiente para uma boa impressão. Mas não desisti. Pensei então em fazer como a Sherrie Levine que nos anos 1970 tirou uma fotografia da fotografia e se apropriou dela. Se eu imprimisse a foto em tamanho pequeno e tirasse outra foto da foto em alta resolução talvez funcionasse. Mas para isso precisava de um profissional da fotografia ou, melhor ainda, lembrei de uma artista que trabalha justamente com isso: Lela Martorano era a pessoa certa para me ajudar com esse problema. Ela me recomendou um especialista em resolver encrencas de impressão. De fato, problema solucionado. Mágica das máquinas. Faltava agora a assinatura. Para mim era importante trabalhar com a cópia da assinatura para assumir a referência e realizar uma falsa falsificação. Mas como estou longe de ter acesso aos quadros originais de Friedrich, tive que contentar-me com uma pesquisa feita pela internet. Para uma cópia perfeita usei a técnica de projeção, mas a imagem estava difusa devido à baixa resolução. Fiz um traço improvisado com lápis para lançar o desenho da assinatura, mas os detalhes teriam que ser feitos a olho. Assim com um pincel fino e muita precisão terminei minha pintura de maneira artesanal, assinada Caspar David Friedrich.

Grandes artistas roubam

Ensaio Visual: Lucila Vilela e Ildo Francisco GolfettoAno: 2017

Impressão s/ papel

4 quadros de 25 X 19 cm

O ensaio visual feito em colaboração com o designer Ildo Francisco Golfetto reúne as célebres frases pronunciadas por:

Steve Jobs: “Good artists copy, great artists steal”

Banksy: “The bad artists imitate, the great artists steal”

Picasso: “Good artists copy, great artists steal”

T.S.Eliot: “Imature poets imitates, mature poets steal”

Quadro

Ano: 2011

Serigrafia s/ tela

80 x 60 cm

Quadro é uma tela feita em serigrafia. Apesar do processo admitir uma produção em série, a tela tem uma tiragem de 1 por 1, sendo única e assinada. A imagem apresentada no quadro aponta seu próprio valor anulando qualquer poder de negociação sobre a obra. Com base em uma pesquisa no mercado de arte contemporânea em 2011, o cifra impressa na tela é de1.955.000 dólares americanos. Considerando o significado da imagem, o valor da obra equivale aquele que nela se encontra impresso.

A obra “Quadro” faz parte do acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).

Tabuleiro de xadrez

Ano: 2010

1 Tabuleiro de xadrez, 3 porta-retratos digitais vídeo-objeto: 18:04 min. (looping)

Em alguns dos quadrados do tabuleiro aparece um vídeo de dois jogadores jogando xadrez sem as peças, apenas os gestos indicam os lances. O jogo se passa no ambiente das dunas da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

O vídeo-objeto integra o projeto CASA. Fotografia: Cristiano Prim

Computador

Ano: 2010

1 laptop mac

vídeo-objeto: 13:50 min. (looping)

Na tela do computador aparece um vídeo espelhado das mãos de um escritor que digita.

O vídeo-objeto integra o projeto CASA. Fotografia: Cristiano Prim

Espelho

Ano: 2003 / 2010

1,00 x 0,63 m

Espelho, projetor, DVD
vídeo-objeto: 11:32 min. (looping)

No centro do espelho do banheiro aparece um vídeo com uma série de mulheres passando batom.

O vídeo-objeto integra o projeto CASA. Fotografia: Cristiano Prim

Máquina de lavar

Ano: 1999 / 2010

85 x 58 x 50 cm

Máquina de lavar, TV (20p) e DVD

vídeo-objeto: 21:36 min. (looping)

No visor de uma máquina de lavar aparece um vídeo dos mecanismos internos de uma máquina lavando roupas e reproduções de telas de Fernand Léger.

O vídeo-objeto integra o projeto CASA. Fotografia: Cristiano Prim

Cômoda

Ano: 2001 / 2010

60 x 62 x 44 cm

Cômoda, TV (20p), DVD

Vídeo-objeto: 1:59 min. (looping)

Uma televisão é inserida dentro de uma cômoda. No vídeo aparecem gavetas abrindo e fechando com os quatro elementos: água, ar, terra e fogo.

O vídeo-objeto integra o projeto CASA. Fotografia: Cristiano Prim

Fechadura

Ano: 2010

Fechadura, Porta retrato digital, vídeo animação de Roberto Freitas

Lucila Vilela fez um convite para o artista Roberto Freitas fazer um vídeo de animação erótica para poder ser visto através do buraco da fechadura.

O vídeo-objeto integra o projeto CASA. Fotografia: Cristiano Prim

Tempestade

Ano: 2000

Televisão, limpador de párabrisa

Uma televisão antiga tem um limpador de párabrisa em constante movimento por cima da tela. O vídeo apresenta um filme na estrada em dia de chuva e a execução de um desenho feito à lápis por Lucila Vilela do quadro A Tempestade, de Giorgione (1506-1508).

Monstro

Ano: 2009

Videoarte

Desenho e voz: Isabel Vilela Wetz

Vídeoarte criado a partir do desenho de uma criança de 5 anos. A voz suave e o desenho contrastam com a ideia de monstro.